voltar

Notícias

Ações Coronavírus

Doe sangue! Na pandemia, esse gesto solidário é ainda mais necessário. Saiba mais

Publicado em 03/04/2020 por Alessandra de Paula

O Brasil vem enfrentando uma crise provocada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), no entanto, existem serviços essenciais que são indispensáveis, como a doação de sangue. Por conta da quarentena, os hemocentros do país tiveram uma queda de 50% nas doações – isso afeta diretamente pessoas que fazem tratamento de doenças como câncer, ou feridos graves que chegam aos hospitais e precisam de transfusão.

O Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio), no Rio de Janeiro, por exemplo, normalmente atua também realizando coletas móveis, recolhendo sangue nas empresas e instituições que se dispõem a doar. Essas coletas representam 35% das doações.

Com a quarentena, empresas, universidades e escolas pararam de funcionar, logo, o Hemorio está adotando novas estratégias para garantir o abastecimento do banco de sangue. Uma delas é fazer a coleta em instituições como Corpo de Bombeiros, Polícia e Forças Armadas.

Hemorio em Casa

Outra iniciativa está sendo a realização da coleta em condomínios, uma ação batizada de Hemorio em Casa. O objetivo é facilitar a participação de doadores que se encontram em período de isolamento social. Para participar do Hemorio em Casa, ligue para (21) 96467-2154, ou mande e-mail para [email protected].

É importante ressaltar que os hemocentros estão alinhados com as estratégias de controle das instituições de saúde, e criaram um esquema especial para evitar aglomerações. Caso queira doar diretamente no Hemorio, é possível agendar o horário para coleta, basta ligar para o número 0800 282 0708.

Procure saber se o hemocentro de seu estado está promovendo ações especiais de coleta de sangue neste período de pandemia. Se puder doar, doe, seja solidário!

Gostou dessa notícia? Compartilhe!

Últimas notícias

Fique por dentro do setor

Inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias e conteúdos exclusivos mensalmente.


*As informações cadastradas por este formulário são para uso exclusivo do Instituto Combustível Legal (ICL). Com essas informações podemos oferecer um conteúdo mais adequado a seu perfil.