Agentes fiscalizam distribuidora de combustível com suspeita de irregularidades na comercialização de diesel
Publicado em 20/02/2025 por Alessandra de Paula
Diante do aumento de fraudes na adição do biodiesel no diesel, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) e a Agência Nacional do Petróleo (ANP), realizaram uma ação conjunta de fiscalização em uma distribuidora de combustíveis localizada no Distrito Industrial, em Cuiabá.
A fiscalização, realizada na segunda-feira (17), teve como objetivo apurar indícios de distribuição ilegal de óleo diesel com teor de biodiesel menor do que o determinado pela legislação para postos de municípios dos Estados de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul.
O percentual determinado pela legislação atual de biocombustível no diesel B, que é a mistura final do diesel comercializada, é de 14%. Como o biodiesel é mais caro que o diesel tipo A (puro), quem pratica fraude vende os produtos por aproximadamente R$ 0,40 abaixo do preço de venda por litro do mercado regular.
Apesar de não terem sido encontrados produtos irregulares na distribuidora alvo da operação, a polícia civil informou que novas fiscalizações serão realizadas em outras distribuidoras e postos responsáveis pelo comércio de diesel.
Foto: divulgação
Leia também: