Terceira edição do Movimento Unidos pelo Combustível Legal reúne parlamentares em prol do mercado regular
Publicado em 12/12/2024 por Alessandra de PaulaO Movimento Unidos pelo Combustível Legal, organizado pela Fecombustíveis e Instituto Combustível Legal (ICL), com apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Sindicom, Brasilcom, IBP e Abicom, teve sua terceira edição realizada no dia 04 de dezembro, em Brasília.
Participaram do encontro, que busca discutir e aprimorar junto aos legisladores ações prioritárias para combate ao mercado ilegal no setor de combustíveis, o senador Jaime Bagatolli, a senadora Margareth Buzzetti, bem como os deputados José Medeiros, Danilo Forte, Reginaldo Lopes, Júlio Lopes e Edinho Beiz.
De acordo com Emerson Kapaz, presidente do ICL, é preciso uma ação efetiva para conter os rombos bilionários provocados pela ação dos criminosos: “São R$ 14 bilhões de sonegação e mais de R$ 15 bilhões em adulterações de combustíveis e fraudes de quantidade, um prejuízo anual gigantesco para o Governo Federal e para os estados”, ressaltou.
O evento focou em três iniciativas prioritárias, sendo duas preventivas para frear atos ilícitos como sonegação e inadimplência de tributos, por meio da inclusão do etanol hidratado na monofasia dos combustíveis e da caracterização do devedor contumaz. Além dessas duas ações estruturais, se discutiu iniciativas para aprimoramento ao combate ao crime organizado no setor de combustíveis.
Para Carlo Faccio, diretor do ICL, a terceira edição do encontro teve um saldo positivo:
“Os parlamentares estão mostrando cada vez mais interesse em entender os problemas enfrentados pelo setor de combustíveis. Nosso objetivo é continuar levando esclarecimentos, para, juntos, buscar soluções, uma vez que a ação dos criminosos que atuam no mercado tem impacto em toda a sociedade”, completou, em entrevista ao site do ICL.
Confira as edições anteriores do Movimento Unidos pelo Combustível Legal: