Sete carretas com cerca de 390 mil litros de etanol são apreendidas no Rio. ICL apoiou ação para armazenamento do combustível retido
Publicado em 04/01/2021 por Alessandra de PaulaNa última semana do ano, sete carretas, que transportavam cerca de 390 mil litros de etanol, foram apreendidas pela Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ). A ação ocorreu no Arco Metropolitano, na altura de Queimados, na Baixada Fluminense, e contou com o apoio de policiais civis da 55ª DP.
Na ocasião, foi constatada, pelos auditores fiscais da Receita Estadual, a existência de uma operação de transporte irregular de combustível, com suposta fraude de benefício fiscal de uma usina em Campos dos Goytacazes.
Os agentes identificaram notas fiscais do etanol transportado nos caminhões oriundos de São Paulo, cujo destino era a usina, que deveria comercializar o produto no estado do Rio. Além disso, foram encontradas notas que comprovavam a venda, antecipada, da usina para uma distribuidora do município de Duque de Caxias, demonstrando, assim, simulação da operação, o que indica fraude fiscal.
O Instituto Combustível Legal apoiou a ação no que tange à logística para armazenamento do combustível apreendido.
Fonte: Jornal O Dia
Foto: Divulgação