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Semana do Consumidor: Instituto Combustível Legal publica série de dicas para orientar motoristas na hora de abastecer

Publicado em 13/03/2023 por Redação

Uma coisa é indiscutível: o consumidor é um elo fundamental no combate ao mercado irregular de combustíveis. E um passo importante nesse sentido é, justamente, orientar os motoristas para que conheçam seus direitos e, principalmente, os diferentes tipos de golpes que podem sofrer ao abastecerem o veículo.

Para marcar a Semana do Consumidor, o Instituto Combustível Legal (ICL) veiculou em suas redes sociais e no site uma série de dicas e orientações para que as pessoas não caiam em cilada na hora de encher o tanque. A partir de uma linguagem simples e direta, várias situações que podem lesar o consumidor durante o abastecimento foram ilustradas. E a orientação principal é a seguinte: ao abastecer, exija a nota fiscal, pois só com ela o consumidor consegue denunciar um posto. Confira abaixo:

 

“A nota fiscal é importante para fazer a denúncia porque ela é o comprovante do abastecimento e o posto é obrigado a fornecê-la. A emissão da nota também contribui para combater os crimes de sonegação fiscal. Atualmente, o Brasil deixa de arrecadar R$ 14 bilhões por ano em pagamento de impostos no setor de combustíveis por conta de sonegação e inadimplência, ou seja, dinheiro que poderia estar sendo investido em saúde, segurança e educação”, afirma Emerson Kapaz, presidente do ICL.

Outras recomendações publicadas pelo ICL, e que fizeram parte da Semana do Consumidor, dizem respeito às armadilhas que o motorista pode cair durante o abastecimento. Estão inclusos na lista o golpe da bomba fraudada, quando o consumidor recebe menos produto do que pagou; e o posto pirata, que imita a comunicação visual de marcas conhecidas para enganar o consumidor.

“É importante também que o motorista desconfie de postos que oferecem preços muito abaixo dos praticados na região. Isso, normalmente, é indicação de que pode haver algo errado”, completa Kapaz.

Para evitar cair nas fraudes mais comuns, o presidente do ICL explica que é fundamental que o consumidor frequente postos de sua confiança e, de preferência, com bandeiras reconhecidas, que possuam iniciativas próprias adicionais de qualidade e garantia para os consumidores. “É importante também que o motorista desconfie de postos que oferecem preços muito abaixo dos praticados na região. Isso, normalmente, é indicação de que pode haver algo errado”, explica.

Confira as principais fraudes e saiba como denunciar

Veja abaixo a lista das fraudes mais comuns aos consumidores:

1 – Bomba fraudada

A bomba fraudada ocorre quando a quantidade de combustível no visor é maior do que a quantidade que chega ao tanque. Ou seja, o consumidor leva menos combustível do que pagou. Muitas vezes ela é programada por meio de um chip, ou acionada por controle remoto na hora do abastecimento.

2 – Combustível batizado (ou combustível adulterado)

Acontece quando os combustíveis são misturados com outras substâncias químicas, como solventes. Isso pode prejudicar o motor do carro e, dependendo do produto adicionado, os efeitos podem ocorrer também sobre a saúde do condutor devido à inalação de produto tóxico, como no caso do metanol.

3 – Excesso de álcool na gasolina

Atualmente, o teor de etanol misturado à gasolina é de 27% para a comum e aditivada e 25% para a premium. Entretanto, fraudadores colocam um percentual maior de álcool do que o permitido, pagando menos impostos e enganando o consumidor. Essa é uma adulteração que só é identificada em fiscalizações realizadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Mais álcool na gasolina se traduz em perda de eficiência energética, ou seja, menos quilômetros rodados por litro.

4 – Postos piratas

Postos piratas são aqueles postos que imitam uma marca conhecida, copiando cores das instalações, dos uniformes e crachás dos funcionários e outros elementos. Uma forma de propaganda enganosa, já que as pessoas pensam que estão entrando em um estabelecimento de marca reconhecida e confiável, mas os produtos vendidos ali muitas vezes não possuem procedência.

Leia também: Saiba as fraudes mais comuns em combustíveis (O Globo)

Caso desconfie que tenha sido vítima de uma dessas fraudes, o ICL disponibiliza a seção Denuncie em seu site. O objetivo é mostrar ao consumidor, dependendo do golpe sofrido, o órgão competente na sua região para realizar a denúncia.

Além disso, confira os diferentes conteúdos publicados no site do ICL que visam a orientar o consumidor na hora de abastecer!

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