voltar

Notícias

Coronavírus

Proteja-se da COVID-19: recomendações práticas para uso de máscara

Publicado em 30/04/2020 por Redação

A utilização de máscaras tem sido recomendada pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde (MS) como medida protetiva contra o novo coronavírus. Inclusive, vários estados e munícios do Brasil estão adotando o uso obrigatório de máscara.

Tendo em vista as especificidades do setor de combustíveis, e seguindo as determinações do ministério, todas as distribuidoras já adotaram o uso desse EPI (Equipamento de Proteção Individual). Além disso, o Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes), a Fecombustiveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes), a Sincopetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo), e o SINDTRR (Sindicato Nacional do Comércio Transportador-Revendedor-Retalhista de Combustível) recomendam também aos revendedores a sua utilização. Confira o protocolo de uso de máscaras.

No dia 04 de abril, o ministério divulgou nota informativa sobre a importância do uso da máscara, incluindo aquelas caseiras:

 “A utilização de máscaras caseiras impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca do usuário no ambiente, garantindo uma barreira física que vem auxiliando na mudança de comportamento da população e diminuição de casos”.

Tipos de máscara

Existem três tipos de máscara: as descartáveis; as caseiras, feitas em algodão, TNT e tricoline; e as do tipo face shield, em polietileno e policarbonato. Com relação às máscaras descartáveis, mais especificamente as cirúrgicas e as do tipo N95/PFF2, elas devem ser utilizadas apenas por profissionais nos serviços de saúde, de acordo com o Ministério da Saúde.

A máscara caseira de pano deve possuir, pelo menos, duas camadas de tecido. E a máscara tipo face shield pode ser usada por operadores em áreas operacionais (modelo acoplado ao capacete), ou para atendimento a clientes (frentistas, atendentes de loja, troca de óleo, etc.).

Utilização das máscaras de tecido

  • Antes de colocar a máscara no rosto, lave bem as mãos com água e sabão (tempo recomendado de 20 segundos), ou higienize com álcool 70°;
  • Segure a máscara pelas alças, posicionando-a sobre o nariz e a boca. Garanta que a parte superior cubra até a metade do nariz e a inferior totalmente o queixo. A máscara deve estar bem ajustada ao rosto, sem deixar espaço nas laterais;
  • Uma vez colocada a máscara, não mexa mais nela, não toque diretamente o tecido (por exemplo, coçar o nariz, ou a boca) e nem tire da frente da boca para falar;
  • A máscara é individual e deve ser utilizada por cerca de duas horas. Por isso, o ideal é que cada pessoa carregue consigo pelo menos três máscaras de pano;
  • Troque a máscara sempre que apresentar sujidades, ou umidade; e
  • Antes de retirar a máscara, lave sempre as mãos com água e sabão, ou higienize com álcool 70°. Ao final, lave as mãos novamente.

Higienização e armazenagem das máscaras de tecido

  • Deixe a máscara de molho em água e sabão por 20 a 30 minutos, ou coloque-a em recipiente com água potável e água sanitária, na proporção de 10 ml de água sanitária para 500ml de água potável, por 30 min;
  • Esfregue com bastante água e sabão e enxague bem;
  • Coloque no sol para secar e passe a máscara com ferro quente;
  • As superfícies utilizadas para apoiar e/ou dobrar as máscaras limpas devem ser higienizadas com água e sabão, ou álcool 70°;
  • Guarde a máscara em saco plástico limpo e fechado. Tenha um saco plástico adicional para guardar a usada;
  • Não guarde a máscara limpa, ou usada, em bolsa, mochila, banco do carro, porta luvas, etc.

OBS: As máscaras descartáveis devem ser descartadas após cada uso e imediatamente após a remoção. Evite tocá-la quando não for necessário, e, após a retirada, limpe as mãos usando água e sabão, ou higienize com álcool 70°.

Leia também:

Gostou dessa notícia? Compartilhe!

Últimas notícias

Fique por dentro do setor

Inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias e conteúdos exclusivos mensalmente.


*As informações cadastradas por este formulário são para uso exclusivo do Instituto Combustível Legal (ICL). Com essas informações podemos oferecer um conteúdo mais adequado a seu perfil.