Operação Forasteiro 2, deflagrada pela Sefaz-SP, mira sonegadores de tributos
Publicado em 01/07/2021 por Alessandra de PaulaEm mais uma importante iniciativa, a Secretaria da Fazenda de São Paulo (Sefaz-SP) deflagrou a operação Forasteiro 2, que deve atingir 425 contribuintes e tem como objetivo recuperar mais de R$ 800 milhões em créditos falsos de ICMS no estado.
A ação pretende reaver uma parcela do imposto que deixou de ser recolhida desde 2017. Entre as empresas fiscalizadas, estão indústrias e comércios atacadistas, a maior parte dos setores de metais e plásticos.
Saiba mais: https://www.contabeis.com.br/noticias/47668/icms-sefaz-sp-deflagra-operacao-contra-empresas-fantasmas/
Foco no setor de combustíveis
Carlo Faccio, diretor do Instituto Combustível Legal (ICL), destaca a necessidade de haver uma operação semelhante no mercado de combustíveis, já que é o setor que mais contribui em tributos para o estado.
“De acordo com último estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), cerca de R$ 14 bilhões são sonegados por ano no mercado de combustíveis. Por isso, criamos a campanha Diga Não à Sonegação, buscando sensibilizar a sociedade e parlamentares sobre a importância de combater a sonegação e a figura do devedor contumaz, aquele que faz do não pagamento de tributos uma estratégia de negócios”, ressaltou.
Leia também:
- Entenda como o parcelamento de dívidas se torna uma arma poderosa nas mãos dos devedores contumazes
- CEO do Instituto Combustível Legal destaca em artigo necessidade urgente de combater devedor contumaz