fbpx Operação Constrição enquadra criminosos que atuam no setor de combustíveis em Goiânia - Instituto Combustível Legal
Comércio Irregular - Operações

Operação Constrição enquadra criminosos que atuam no setor de combustíveis em Goiânia

Publicado em 08/10/2020 por Andre Lunes

Mais uma ação importante de enfrentamento ao crime no mercado de combustíveis está em andamento. A Operação Constrição, realizada pela Delegacia Especializada de Combate a Furtos e Roubos de Cargas (DECAR), em parceria com a Polícia Civil, tem como alvos uma organização criminosa especializada em subtração e receptação de cargas de combustíveis das distribuidoras de Senador Canedo e Novo Mundo, em Goiânia.

A organização criminosa atua praticando o chamado petrobalde, o roubo de pequenas porções do volume de uma carga, que gera um mercado informal de venda abaixo do preço de mercado. Os próprios membros da Organização Criminosa denominam a modalidade criminosa de “jiboiagem”.

Foram cumpridos, ao todo, 23 mandados judiciais expedidos pela Vara dos feitos relativos a crimes praticados por Organizações Criminosas, sendo 11 mandados de prisão e 12 mandados de busca e apreensão. Além do cumprimento do mandado, foram apreendidos 6.000 litros de combustíveis e materiais relativos às práticas criminosas do grupo. Serão feitas outras operações nos próximos meses, possivelmente com donos de postos envolvidos.

É importante destacar que o Instituto Combustível Legal tem realizado workshops com a presença de agentes da DECAR e da Secretaria da Fazenda de Goiás, compartilhando expertise sobre o mercado de combustíveis, e contribuindo para aprimoramento das ações das autoridades.

Confira reportagem sobre a Operação Constrição:

https://www.youtube.com/watch?v=wut4nFGYe9M

Leia também:

 Foto: Reprodução de TV / Record TV Goiás