Diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) analisa o que pode influenciar o preço dos combustíveis, veja o vídeo
Publicado em 30/10/2023 por Andre LunesAdriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), comentou sobre a possibilidade de aumento de preço dos combustíveis e também sobre o risco de desabastecimento de diesel, tendo em vista a janela de importação do produto fechada há 160 dias:
“O Brasil importa em média 25% do diesel que a gente consome. Mas já teve uma janela pior ainda, recentemente a Petrobras reduziu o preço da gasolina e aumentou o preço do diesel, para diminuir a defasagem. Mas não acredito que a Petrobras vá fazer ajuste de preço nesse momento, agora o petróleo voltou a reduzir de preço, abaixo de 90 dólares, o câmbio está estabilizado, abaixo de 5. Porém, a qualquer momento, a gente não sabe o que pode acontecer na guerra de Israel. Em volta da Faixa de Gaza existem muitos produtores de petróleo, em particular o Irã. Qualquer evento ali pode elevar rapidamente o preço do petróleo a mais de 100 dólares”, ressaltou.
Veja a entrevista completa: