voltar

Notícias

Comércio Irregular Destaques

ANP interdita distribuidoras de combustível em Goiás por suspeita de fraude na adição do biodiesel no diesel

Publicado em 02/03/2025 por Alessandra de Paula

A ANP autuou e interditou cautelarmente, na quinta-feira (27), duas distribuidoras de combustíveis em Goiás. A ação, realizada em conjunto com a Secretaria de Fazenda do Estado, é mais uma etapa do trabalho de combate às vendas de óleo diesel B com irregularidades no teor de biodiesel.

Na operação, foram constatadas discrepâncias a partir da análise de dados de movimentação de combustíveis, com foco no cumprimento de obrigatoriedade de adição, pelas distribuidoras, de 14% de biodiesel ao óleo diesel B vendido aos postos revendedores de combustíveis e transportadores-revendedores-retalhistas (TRRs).

Após estudos detalhados, a ANP confirmou que as distribuidoras apresentavam grandes divergências entre movimentações e estoques declarados de combustíveis, inclusive os diários, além de estoques impossíveis e incompatíveis com a capacidade física de armazenamento de suas bases.

O ICL apoia iniciativas de fiscalização que contribuam para um ambiente concorrencial leal e legal, além de garantir produtos de qualidade e na quantidade correta. O instituto reforça, também, a necessidade de punições exemplares para agentes que praticam, com dolo, a fraude da não mistura.

Saiba mais: https://www.gov.br/anp/pt-br/canais_atendimento/imprensa/noticias-comunicados/anp-interdita-duas-distribuidoras-em-goias-por-suspeita-de-descumprimento-da-mistura-obrigatoria-de-biodiesel-ao-diesel

Leia também:

Gostou dessa notícia? Compartilhe!

Últimas notícias

Fique por dentro do setor

Inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias e conteúdos exclusivos mensalmente.


*As informações cadastradas por este formulário são para uso exclusivo do Instituto Combustível Legal (ICL). Com essas informações podemos oferecer um conteúdo mais adequado a seu perfil.