ANP interdita distribuidoras de combustível em Goiás por suspeita de fraude na adição do biodiesel no diesel
Publicado em 02/03/2025 por Alessandra de Paula
A ANP autuou e interditou cautelarmente, na quinta-feira (27), duas distribuidoras de combustíveis em Goiás. A ação, realizada em conjunto com a Secretaria de Fazenda do Estado, é mais uma etapa do trabalho de combate às vendas de óleo diesel B com irregularidades no teor de biodiesel.
Na operação, foram constatadas discrepâncias a partir da análise de dados de movimentação de combustíveis, com foco no cumprimento de obrigatoriedade de adição, pelas distribuidoras, de 14% de biodiesel ao óleo diesel B vendido aos postos revendedores de combustíveis e transportadores-revendedores-retalhistas (TRRs).
Após estudos detalhados, a ANP confirmou que as distribuidoras apresentavam grandes divergências entre movimentações e estoques declarados de combustíveis, inclusive os diários, além de estoques impossíveis e incompatíveis com a capacidade física de armazenamento de suas bases.
O ICL apoia iniciativas de fiscalização que contribuam para um ambiente concorrencial leal e legal, além de garantir produtos de qualidade e na quantidade correta. O instituto reforça, também, a necessidade de punições exemplares para agentes que praticam, com dolo, a fraude da não mistura.
Leia também: