fbpx Sefaz-RJ discute rumos do mercado de gás natural em webinar na próxima quinta-feira - Instituto Combustível Legal
17 set

Sefaz-RJ discute rumos do mercado de gás natural em webinar na próxima quinta-feira

Publicado em 03/08/2021 por Andre Lunes

Evento virtual será transmitido pelo canal da Escola Fazendária no YouTube

Com o objetivo de discutir os problemas e buscar novos rumos para a cadeia produtiva do gás natural no Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ), por iniciativa da Subsecretaria de Política Fiscal, realiza, na próxima quinta-feira (05/08), o webinar “Estrutura Produtiva Oca: o mercado de gás no Rio de Janeiro”. O evento terá início às 10h e será organizado pela Escola Fazendária (Efaz), com o apoio da Rede Pró-Rio.

Apesar de ser uma das maiores riquezas do território fluminense, o gás natural não tem o seu potencial de geração de receitas plenamente explorado pela ausência de maiores encadeamentos produtivos. Dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP) indicam que mais da metade do gás natural é desperdiçado. “O Rio é o maior produtor de gás natural do país. Precisamos enxergar esse mercado sob uma perspectiva de desenvolvimento econômico”, afirma o secretário de Estado de Fazenda, Nelson Rocha, que vai participar da abertura do evento virtual.

Além de Nelson Rocha, a mesa de abertura contará com as presenças dos subsecretários de Política Fiscal, Bruno Sobral; e de Receita, Celino Cesário Moura, e do deputado Luiz Paulo Correa da Rocha, presidente da CPI da Alerj que investiga a queda de arrecadação dos Royalties da exploração de petróleo e gás.

Em seguida, haverá um debate com as participações de Daniela Faria, superintendente de Acompanhamento da Receita da Subsecretaria de Política Fiscal; Carlos Fortunato, Auditor-chefe da Auditoria Fiscal Especializada de receitas não-tributárias, fiscalização de Royalties e Participações Especiais (AFE-15); Alex Rabelo, assessor especial do secretário de Fazenda; e Joilson Cabral, professor convidado da Rede Pró-Rio. A mediação será da gerente de Petróleo, Gás e Naval da Firjan, Karine Fragoso.

A partir do evento virtual, será criado um grupo de trabalho composto pelas áreas de Receita, Política Fiscal e Assessoria Econômica da Sefaz-RJ para discutir soluções que possam ampliar o aproveitamento econômico do gás natural, contribuindo com o desenvolvimento e beneficiando a sociedade fluminense.

O webinar será transmitido pelo canal da Efaz no YouTube. (www.youtube.com/c/EFAZRJ)

Agenda