voltar

Notícias

Dicas Plural

Vai pegar a estrada no feriadão? Saiba como gastar menos combustível

Publicado em 06/09/2018 por admin

A chegada de um feriadão sempre anima quem é fã de pegar a estrada para viajar, mas também traz uma série de desafios. E, em tempos de combustível caro e contenção de gastos, um bom motorista deve sempre saber como dirigir de forma que seu carro não consuma mais combustível do que o necessário e, por tabela, não se desgaste mais nas estradas do que o necessário.

Segundo o especialista em combustíveis da BR, Antônio Alexandre Ferreira Correia, há vários elementos que contribuem para a otimização do veículo na estrada. Se está nos seus planos ir para a estrada no próximo feriadão, veja como se preparar:

Defina com antecedência a melhor rota

Se no passado os motoristas dependiam muito da experiência própria, ou de mapas em papel para explorar as estradas brasileiras, hoje a internet, computadores e smartphones deixaram essa tarefa muito mais fácil. Utilizar aplicativos que traçam e otimizam rotas já faz parte do cotidiano de muitos motoristas e podem ser muito úteis para acessar os caminhos mais curtos, em melhor qualidade e com menos trânsito.

Atenção à calibragem dos pneus

Extremamente útil, mas muitas vezes ignorado pelos motoristas, o manual do seu veículo é seu melhor amigo na hora de saber a calibragem ideal dos seus pneus. “A calibragem correta dos pneus otimiza o gasto da gasolina e está sempre descrita no manual do carro. Caso o motorista se esqueça dela, é sempre bom lembrar que os veículos também trazem essa orientação por escrito em algum local: na parte interna da porta, ou no interior da tampa do tanque de combustível, entre outros”, afirma Antônio Alexandre.

Não exagere no peso

Especialmente em viagens em família, muitos motoristas caem no erro de sobrecarregar o veículo. É importante levar apenas o que é essencial, já que isso não só compromete o combustível, mas também coloca em risco a segurança dos ocupantes. “É sempre importante considerar o que vale ou não a pena levar. Além da bagagem, muitos motoristas têm o hábito de deixar coisas desnecessárias guardadas dentro do carro. Em carros mais novos, por exemplo, uma caixa de ferramentas pesada não faz sentido, já que a regulagem dos motores é muito mais complexa”, explica o especialista da BR.

Alinhamento, balanceamento e manutenção em dia

Dois procedimentos muitas vezes negligenciados pelos motoristas, o alinhamento e o balanceamento do veículo fazem toda a diferença na estrada. Além dos sintomas que indicam a necessidade desses ajustes – como a direção puxando para um lado, ou vibrações excessivas em determinadas velocidades –, o manual do seu veículo traz a frequência mais indicada para repetir esse procedimento, que geralmente varia de 5 a 10 mil quilômetros. Outro item importante na manutenção do veículo, um filtro de ar sujo pode aumentar o consumo de combustível, por exemplo.

Técnicas de direção

Além de todas essas medidas de manutenção, um motorista também deve saber as técnicas ideais para conservar o combustível do seu carro quando está ao volante. Segundo Antônio Alexandre, hábitos como saber dosar o pedal do acelerador, ou fazer a troca de marcha no tempo correto, economizam combustível e preservam o veículo. “Coisas triviais, como fazer uma aceleração mais gradual e trocas de marcha nos tempos certos, otimizam o consumo de combustível. Assim como evitar frenagens bruscas e tirar o pé do acelerador quando você sabe que, lá na frente, vai precisar parar o carro”, ressalta o especialista.

Gostou dessa notícia? Compartilhe!

Últimas notícias

Fique por dentro do setor

Inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias e conteúdos exclusivos mensalmente.


*As informações cadastradas por este formulário são para uso exclusivo do Instituto Combustível Legal (ICL). Com essas informações podemos oferecer um conteúdo mais adequado a seu perfil.