Montante sonegado no setor de combustíveis daria para quadruplicar investimento em segurança no país, revela estudo do ICL
Publicado em 18/11/2025 por Alessandra de PaulaUm levantamento realizado pelo Instituto Combustível Legal (ICL) mostrou que, em 2024, o governo federal poderia ter investido quatro vezes mais em segurança se os devedores contumazes, somente no setor de combustíveis, tivessem pago os R$ 86 bilhões que devem em PIS-Cofins à União, valores atualmente inscritos em dívida ativa.
O estudo revela, também, o volume de recursos que cada estado da federação teria arrecadado, caso o PL 125/2022, que caracteriza o devedor contumaz, tivesse sido aprovado no Congresso. São Paulo lidera o ranking, com R$ 39 bilhões de ICMS sonegados e inadimplidos deliberadamente por devedores contumazes.

Arte: Estúdio Folha
Saiba mais:
Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil
Leia também: