voltar

Notícias

Metanol Operações

Flagrante em posto de combustível paulista traz à tona os perigos do metanol

Publicado em 26/08/2022 por Alessandra de Paula

Um posto de combustíveis foi interditado em São Paulo após agentes da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) constatarem irregularidades graves, como gasolina com 52% de etanol anidro (por lei, só é permitido 27%) e etanol misturado com metanol.

https://clickpetroleoegas.com.br/combustivel-adulterado-em-sp-posto-e-interditado-totalmente-pela-anp-por-vender-gasolina-com-52-de-etanol-anidro-determinado-e-27-e-etanol-com-metanol-acima-de-05/

Em entrevista ao site do ICL, especialista MarcellusLeitão explica o que é metanol e alerta para os riscos que envolvem o uso inadequado do produto no setor de combustíveis:

“O metanol é usado como base industrial do formol, de tintas, do biodiesel e até de perfumes, em pequenas doses, claro. Ele é incolor e com baixo aroma, assim, desaparece no meio da gasolina. Mas agora volta como alternativa pela atratividade do preço mais baixo do que o etanol (apreensões recentes ANP interior SP)”, ressalta.

Mas por que o metanol pode ser um perigo? De acordo com o especialista, o produto, que é derivado de madeiras, ou da cana de açúcar, é altamente tóxico:

“A ingestão de apenas 30 ml pode levar à morte. Dessa forma, é também um problema de saúde pública, podendocausar cegueira se o produto tiver contato com os olhos, entre outros problemas graves”, completou Leitão.

Fica o alerta para as autoridades e a dica para os consumidores! Se você desconfiar de irregularidades na hora de abastecer, faça valer seus direitos! No site do ICL, na seção Denuncie, você encontra os órgãos para denunciar crimes tributários (como a não emissão de nota fiscal) e ambientais, além do roubo e furto de combustíveis. Para isso, clique no link “Combustíveis”, escolha o tipo de irregularidade que você foi vítima, ou presenciou, e o estado. 

Leia também:

Saiba por que o metanol é um perigo invisível no tanque do seu carro

Gostou dessa notícia? Compartilhe!

Últimas notícias

Fique por dentro do setor

Inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias e conteúdos exclusivos mensalmente.


*As informações cadastradas por este formulário são para uso exclusivo do Instituto Combustível Legal (ICL). Com essas informações podemos oferecer um conteúdo mais adequado a seu perfil.